Colunistas

O Portal recebeu orientações de alguns juristas sobre a responsabilidade das matérias, artigos e comentários publicados, por isso faz os seguintes esclarecimentos:

Este site não endossa e nem coíbe qualquer uma das manifestações de seus articulistas, jornalistas ou comentaristas, que são inteiramente responsáveis pelo conteúdo de seus artigos e pelas opiniões neles expressa. Entretanto, este Portal assegurar a todos os citados em artigos, matérias ou comentários, o direito de resposta no próprio site.


Silvio da Costa Bríngel Batista, brasileiro, casado, servidor público, Procurador da Câmara Municipal de Manaus, nascido em 15 de julho de 1967, na cidade de Manaus-Am, na Maternidade “Balbina Mestrinho”. Filho de Fernando da Silva Batista e Terezinha da Costa Batista, ambos servidores públicos aposentados. É evangélico e congregou por 42 anos na Igreja Batista de Cachoeirinha, onde exerceu várias funções e atualmente congrega na Igreja Batista Independente em D. Pedro.

Silvio estudou na então ETFA – Escola Técnica Federal do Amazonas, onde se formou como Técnico em Mecânica. É Bacharel em Direito pela UFAM – Universidade Federal do Amazonas, advogado inscrito na OAB/Am sob o n°. 3.262, pós-graduado pelo CIESA, em Direito Civil e Processual Civil.

Na iniciativa privada começou a trabalhar aos 14 anos, em uma pequena fábrica de vassouras de Armando Andrade e do “seu Sátiro”, localizada na Vila Amazônia. Vendeu sorvetes, em máquina de sorvete expresso, na Praça da Saudade. Foi gerente da agência de Turismo ENAGUATUR e Gerente do Posto de Gasolina Sacy Ltda. Depois foi proprietário de um posto de lavagem de carros e Posto de Gasolina.

No setor público começou exercendo a função, em regime celetista, no cargo de Secretário Parlamentar da CMM, onde assessorou o então Presidente Carrel Ypiranga Benevides e os vereadores Otalina Aleixo, Santino, Ricardo Nicolau e Dudu Monteiro de Paula. Passou a exercer funções gratificadas e cargos comissionados na administração da Câmara Municipal, na Diretoria Legislativa e Procuradoria Geral, tais como: Secretário – FG3, Subprocurador Geral, Procurador Geral e Diretor Geral. Foi Juiz Classista representante dos empregadores na Justiça do Trabalho, por nove anos, atuando perante as Juntas de Conciliação e Julgamento de Humaitá e Manacapuru. Em 2003 foi aprovado em concurso público, de provas e títulos, realizado pelo IBAM, para o cargo deProcurador de carreira do Poder Legislativo Municipal. Silvio da Costa Bríngel Batista, 45, encontra-se à disposição ao Governo do Estado do Amazonas desde 2007, na Casa Civil, onde exerce o cargo de Chefe da Consultoria Técnico-Legislativa da Casa Civil.


Odenildo Sena é formado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), onde é professor do Departamento de Língua e Literatura Portuguesa. Em 1982, especializou-se em Psicologia do ensino-aprendizagem pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em convênio com a Ufam. Em 1985, obteve o título de Mestre em Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com a dissertação A semântica do poder, onde analisa a influência de um dado universo léxico próprio do período ditatorial. Em 1997, defendeu na mesma universidade a sua tese de doutoramento De Fernando a Fernando: as teias ideológicas do poder, onde analisa o discurso dos dois primeiros presidentes civis eleitos após o regime militar. É autor dos livros Palavra, poder e ensino da língua, publicado em segunda edição pela Editora Valer em 2001 e A engenharia do texto, publicado pela Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua) em 2004. Atualmente é Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia do Amazonas.


Eliésio da Silva Vargas –  Marubo nasceu dia 08/10/1980 em posto indígena Curuçá, filho do cacique Elizeu Marubo e Leidemar da Silva Vargas. Atuou no  CIVAJA – Conselho Indígena do Vale do Javari na coordenação de Educação Escolar Indígena no Vale do Javari. Assessor parlamentar do movimento indígena. Projeto Demonstrativo dos Povos Indígenas-PDPI. Movimento Político Indígena do Vale do Javari. Assessoria de assuntos políticos e estratégicos. Representação organizacional, articulação política nacional e internacional. Relator da comissão para discussão do projeto de sequestro de créditos de carbono no Vale do Javari. Coordenador nas representações de Manaus e Brasília. Associação de Apoio à Saúde e Educação no Vale do Javari – ASASEVAJA . Coordenação executiva de Manaus e gerenciamento de convênios com Ministério da Saúde. Assessor da presidência. Coordenador da articulação política. Ministério da Justiça. Delegado  nacional da Comissão do Vale do Javarí  para estudo e discussão do novo estatuto do índio. Ministério da saúde com ONG´s e municipios-SISCON SICONV Gerente de prestação de contas de convênios. Tradução do livro de conscientização das comunidades indígenas publicado por Conselho Indigenista Missionário: Português – Marubo – espanhol – inglês.

Cursos, Seminários e Palestras ministradas:
Palestras “Comunidade e educação escolar” Letícia/ COLOMBIA 2001; Seminário “Educação escolar indígena diferenciada” projeto Fundação Raíces Vivas, Brasília /DF,  2001; Curso de “Legislação escolar indígena” projeto Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul/ AC, 2001; Curso “Capacitação de lideranças em administração organizacional”Projeto FUNAI, ADR- AC, Cruzeiro do Sul/AC, 2002; Palestra “Índio e Indígena a força e o poder”Eliésio Vargas Marubo – segunda Parte em Benjamin Constant/AM, 2002; Palestra “Auto – sustentabilidade dos povos indígenas” / Manaus-2003; Palestra “Políticas de auto – sustentabilidade para povos amazônicos”/Manaus 2003; Palestra “ Vida de índio” Universidade UNI – Norte Objetivo de Manaus-2003; Saúde Indígena: Uni Nilton Lins 2008; Questão indígena e sustentabilidade – Faculdade Martha Falcão – 2010.

Cursos, Seminários e Palestras e Certificados:

  • Programa para técnicos governamental, Módulos I e II, Ministério de educação e cultura (MEC) em  Benjamin Constant/AM 2002.
  • Curso “Saber empreender” Sebrae /AM 2002.Seminário de gestão escolar  ProfºJosé Fernandes CIMI conselho indigenista missionário/ Brasília/ em DF– 2001.
  • “Semana dos povos indígenas” amazonas- Manaus / AM- 2002
  • Curso “Capacitação de lideranças em gestão ambiental” Séc. estadual do meio ambiente Manaus/AM 2000 Profº Ademir Ramos.
  • Cursos “Gestão de Projetos” Fundação de Política Indigenista do Amazonas- FEPI/AM-2001.
  • Palestras “Los pueblos indígena y la etnoeducacíon” Fundacion Raíces vivas  Letícia- Colombia/2002 profºJuan Gonzales (PHD educação escolar indígena).
  • Palestras “Índio e indígena força e o poder” CIVAJA Atalaia do Norte- AM.
  • Palestra “Etnodesenvolvimento nas comunidades indígenas” – COLOMBIA-2002.
  • Curso  “Desarrollo de Proyectos” Fundación Raíces Vivas Leticia- COLOMBIA/2001

“A força indígena para o trabalho no Amazonas”

Movimento Político Indígena do Vale do Javari
http://groups.google.com.br/group/valedojavari-am?hl=pt-BR


Nicácio da Silva é poeta, escritor e pintor amazonense, membro da União Brasileira de Escritores/UBE e da Associação Nacional de Escritores-ANE, orquidófilo e professor de Historia Política, com especialização em Direito Eleitoral – ESM/AM – EJE/TSE, Processo Legislativo e Constitucional-CEFOR/Câmara Deputados, cursando atualmente Administração Legislativa /Unisul. Autor do Livro Sentimentalidades-Contos e poesias – 2007, publicado pela Editora da Universidade Federal do Amazonas (com 177 páginas, dividido em dois livros; o primeiro com seis (6 ) Contos e o segundo com cinqüenta ( 50 ) poesias). Coletânea Poética do Guará 2009– com duas poesias editadas pelo GDF. Projeto Literário Delicatta IV/2009- com Poesia e Crônica -Editora Scortecci. Recebeu Menção Honrosa do Senado Federal/2007 e da Assembléia Legislativa do Amazonas/2008. Participou de vários concursos e saraus literários. O livro Sentimentalidades, consta no acervo cultural da Academia Brasileira de Letras.

 

(Visited 3 times, 1 visits today)

Comente esta matéria

Please enter your comment!
Informe seu nome aqui