Secretário de Segurança Coronel Louismar Bonates

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas deflagra, na manhã desta quinta-feira (28), uma megaoperação no bairro da União, zona centro-sul de Manaus. A investida policial contra o crime organizado poderá resultar na prisão de mais de 90 criminosos.

Caveirão será utilizado na megaoperação

A megaoperação comandada pessoalmente pelo Secretário de Segurança, Coronel Louismar Bonates, já é considerada a maior de todos os tempos no Amazonas. Segundo apurado pelo Portal OLM, a megaoperação fechou as entradas e saídas do bairro e conta com apoio aéreo de helicópteros e grande efetivo de policiais civis e militares, inclusive policiais de grupos especiais.

A megaoperação foi autorizada pelo Poder Judiciário que expediu “mandado coletivo de busca e apreensão” e várias ordens de prisão. Ordem judicial dessa espécie é raríssima e somente é concedida quando existem provas contundentes que organizações criminosas dominam determinadas áreas urbanas, como no caso no bairro da União.

Helicóptero utilizado pelo “Grupo Fera” da Polícia Civil do Amazonas

A Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência do Estado fez um trabalho de investigação tão contundente, que o Poder Judiciário expediu dezenas de mandados de prisões temporárias e preventivas que estão sendo cumpridos neste momento, inclusive, com prisão de vários chefes da organização criminosa que domina o bairro.

A operação começou por volta das 6h e tem por objetivo desarticular, de uma vez por todas, a organização criminosa que atua no tráfico de drogas e tem participação em outros crimes no bairro. A Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência mapeou todas as entradas e saídas do bairro, esconderijos, possíveis rotas de fuga, veículos e celulares dos criminosos.

Os moradores do bairro da União vivem sobressaltados com a atuação do crime organizado no local. É comum populares apavorados, espalharem nas redes sociais áudios alertando para o perigo que representa simplesmente passar por dentro do bairro, pois existe risco real de ser atingido por disparos de traficantes.

Mesmo após várias operações no local, o crescimento do domínio do tráfico de drogas vem se intensificando nos últimos anos, inclusive, com registros frequentes de crimes praticados por facções criminosas que disputam o controle das ações no bairro.

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) é responsável pela coordenação geral de todas as atividades do Sistema de Segurança Pública, que tem como integrantes as polícias Civil e Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros, Corregedoria Geral, Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), Instituto Integrado de Ensino e Segurança Pública (IESP).

A megaoperação conta com operacionalidade da Polícia Civil, sob o comando do delegado Lázaro Ramos e Orlando Amaral, Delegado Geral da Polícia Civil – DGPC e Delegado Geral Adjunto da Polícia Civil – DGA, respectivamente, da Polícia Militar, sob o comando do Coronel PM Ayrton Norte, Comandante Geral da Polícia Militar do Amazonas.

O Coronel Bonates irá apresentar no final da tarde desta quinta-feira, o resultado parcial da megaoperação policial no bairro da União.

(Visited 2.441 times, 1 visits today)

Comente esta matéria

Please enter your comment!
Informe seu nome aqui