O equilíbrio financeiro de Manaus e a qualificação da cidade junto às entidades econômicas nacionais e internacionais foram destacadas pelo prefeito Arthur Virgílio Neto durante a Leitura da Mensagem Governamental, que abriu os trabalhos legislativos da Câmara Municipal, nesta terça-feira, 6/2. Para 2018, foram apresentadas propostas de implantação de um novo modal de transporte, investimentos na educação, saúde e infraestrutura.

 

No seu discurso, Virgílio prestou contas do primeiro ano de seu terceiro mandato como prefeito e destacou a política de austeridade implantada em sua gestão como principal ação estratégica e que resultou na qualificação da cidade de Manaus como uma capital ‘Triple A’ (AAA) perante agências de crédito nacionais e internacionais.

 

“Meu principal objetivo era segurar despesas de custeio para poupar recursos para investimento e honrar os compromissos essenciais da prefeitura para passar o período de crise econômica de cabeça erguida. Fizemos isso e, no conjunto da obra, Manaus acabou virando a cidade mais ajustada fiscalmente que as demais capitais e estados brasileiros”, disse Arthur, que foi além, defendendo que a região Norte precisa se impor como potência política para o Brasil.

 

“O nosso papel é ensinar a Amazônia para o Brasil, para que o país entenda que, se continuar com essa coisa tola de par ou ímpar paulista, nós nunca vamos conseguir o desenvolvimento pleno e justo da nação”, declarou Arthur Neto.

 

Ainda sobre o ajuste fiscal, o prefeito falou que foi graças à rigidez de controle nas contas públicas que a prefeitura consegui realizar grandes obras e manter em funcionamento os serviços essenciais do município. “Foi por causa do ajuste fiscal que nós construímos o Shopping Phelippe Daou, mantivemos nossas obras mesmo no inverno e pagamos nossos servidores sem atraso, concedendo agora em janeiro o pagamento de todas as datas-bases 2017, inclusive para a área não específica” pontuou com orgulho o prefeito.

 

Educação

Ao falar de educação, Arthur Neto lembrou que este ano se iniciam as obras de 29 novas unidades de educação, sendo sete creches, 11 Centros de Ensino Infantil (Cmeis) e 11 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), financiados, em parte, pelo BID e, em outra parte, pela prefeitura.

 

Sobre o nível de educação, Virgílio lembrou que Manaus deu um salto no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e garantiu que, na avaliação deste ano, a capital deve subir mais ainda. “Eu digo sem medo de errar, assim como disse que consideraria meu governo um fracasso se não tivéssemos avançado nos índices educacionais e subimos para a elite da educação pública brasileira, digo agora, antes de saber dos resultados que virão no segundo semestre, nós já subimos no Ideb de novo, porque temos seriedade ao tratar dessa questão”, estimou.

Mobilidade urbana

Principal novidade e carro-chefe das ações de mobilidade em 2018, na última segunda-feira, 5/2, o prefeito recebeu a primeira proposta de parceira público-privada para implantação de um novo modal de transporte público para Manaus, apresentada por um conjunto de empresas, liderado pela Volvo e Tracbel. Agora, a prefeitura fará um Chamamento Público para que outras empresas que tenham interesse na parceria apresentem suas propostas.

 

“Estima-se o investimento de R$ 1,2 bilhão pelas empresas e uma contrapartida da prefeitura de R$ 52 milhões. Quero usar ao máximo essa contrapartida para ajudarmos a segurar a questão tarifária. Queremos um transporte moderno, de qualidade e que seja o mais barato possível para população”, explicou o prefeito de Manaus.

Agradecimentos

Sobre o resultado de suas realizações como prefeito, Arthur fez um agradecimento direto ao vice-prefeito e secretário Municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, e ao secretário-chefe da Casa Civil do Município, Arthur Bisneto.

 

Esse agradecimento foi estendido a todos os parlamentares que, segundo o prefeito, são os responsáveis diretos nas realizações de todo seu trabalho na Prefeitura de Manaus.

 

“Agradeço essa bancada que tem dado sustentação ao nosso governo e tem sido muito séria e forte, acreditando no projeto de Manaus”, reconheceu o prefeito Arthur Neto.

 

Na saída da Câmara, o prefeito recebeu dos trabalhadores da construção civil, acompanhados do vereador Sassá da Construção, o Projeto de Lei que garante a contratação de mão de obra local pelas construtoras. Ovacionado, Arthur garantiu que o projeto será analisado pela Procuradoria Geral do Município (PGM) para atestar a viabilidade de sanção.

 

Texto: Ulysses Marcondes / Semcom

Foto: Alex Pazuello / Semcom e Márcio James / Semcom

Link para download da mensagem:  http://bit.ly/MensagemdoPrefeito2018

Link para áudio do discurso na íntegra: http://bit.ly/DiscursodaMensagem2018

(Visited 38 times, 1 visits today)

Comente esta matéria

Please enter your comment!
Informe seu nome aqui