A volta ao período escolar se aproxima e as aulas de reforço no Parque Cajual, do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), do Governo do Estado, recomeçaram nesta segunda-feira (05/02). O projeto, conduzido por uma professora voluntária, conta com aulas semanais realizadas há pouco mais de um ano e tem o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e a capacidade de socialização de crianças e adolescentes.

A atividade faz parte da programação desenvolvida pela equipe socioambiental da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). Cerca de 30 crianças moradoras do parque e do entorno são atendidas nas aulas, ministradas pela pedagoga Leonora Costa Ferreira.
“É uma grande satisfação, para mim, poder colaborar com o aprendizado deles. Sabemos que a maioria das crianças e jovens com quem trabalhamos pertence a famílias com dificuldades financeiras e de relacionamento. O reforço possibilita não só a melhora no rendimento escolar, mas também o lado social, que se desenvolve a cada encontro”, afirmou Leonora.Dedicação aos estudos – O auxiliar de ferramentaria Alcemir Gomes Teixeira, 43, conta que os três filhos frequentam as aulas de reforço há um ano e as melhoras são significativas.

“É notável a evolução deles não só na escola, mas no comportamento em casa também. Ficaram mais disciplinados. A professora do meu filho mais velho disse que percebeu uma mudança muito grande no ano passado”, disse Alcemir, pai de Ezequias (11), Evelyn (9) e Julya (6).Reforço especial – As disciplinas trabalhadas nas aulas do projeto desenvolvido no Parque Cajual são Língua Portuguesa, Matemática e Educação Ambiental.

“Procuramos atender as áreas nas quais eles apresentam maior dificuldade de assimilação. A técnica da professora, aliada às demais atividades socioambientais e educativas que desenvolvemos com eles, proporciona melhorias que ultrapassam as paredes das salas de aula”, considerou Ediane Venâncio, assistente social responsável pela base Cajual.
FOTO: LUCAS SILVA/SRMM-UGPE
(Visited 23 times, 1 visits today)

Comente esta matéria

Please enter your comment!
Informe seu nome aqui