O professor do Curso de Licenciatura em Computação, do Centro de Estudos Superiores da UEA de Itacoatiara, Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa, ficou com o 1º lugar na 9ª edição do Concurso Nacional Professor Multimídia – que ocorreu durante o Encontro Nacional de Educação Tecnológica, realizado no último fim de semana, em Presidente Prudente (SP).

O amazonense foi premiado por transformar uma aula dos padrões tradicionais da lousa, pincel, livros e cadernos para a plataforma digital, que pode ser acessada por um aplicativo de qualquer parte do mundo, através da internet.

O evento da premiação aconteceu na Universidade do Oeste Paulista, onde participaram representantes de instituições de todo país. Ao todo, foram selecionados dez projetos. Todos eles foram desenvolvidos no software Visual Class, da Calteck Informática, responsável pela premiação e principal interessada em difundir a tecnologia das plataformas digitais aplicadas na rotina educacional.

Expectativa – A mesma expectativa aquece os ânimos do professor Luiz Sérgio, que vislumbra um futuro em que a tecnologia esteja inserida integralmente na rotina das escolas e universidades do país. “Com esse projeto eu pude perceber, pelos meus alunos, que há um interesse muito maior por parte deles quando adotamos as tecnologias no dia a dia do aluno, uma vez que, estamos falando a linguagem deles”, explica o professor.

A aula produzida pelo professor para dispositivos móveis tem um formato inteligente de interação, com exercícios intercalados de narrativas e explicações da disciplina. “Tudo isso sem precisar usar papel e sem desperdício de tempo corrigindo prova”, acrescentou o professor.

Como acessar – A aplicação multimídia pode ser baixada gratuitamente no Aplicativo Class Player, digitando como senha “luizsergio”. Como a aula é repleta de vídeos e com locução em todas as telas, o tamanho do projeto é grande, em torno de 93 Mbytes. Também é possível executar o projeto de forma “online” utilizando outro Aplicativo desenvolvido pela Caltech Informática: o Class Net, disponível na play store do android.

O professor também venceu o Prêmio Destaque Nacional, no mesmo evento, por ter publicado um artigo sobre o projeto de IHC no IV Congresso Nacional de Educação, levando assim, duas premiações.

Outros concursos – O mesmo trabalho também estará participando, por meio de um artigo intitulado “o uso do visual class android na produção de conteúdo multimídia educacional para dispositivos móveis”, enviado e aceito no IV Congresso Nacional de Educação (IV CONEDU), que será realizado em João Pessoa, na Paraíba, no período de 15 a 18 de novembro.

(Visited 91 times, 1 visits today)

Comente esta matéria

Please enter your comment!
Informe seu nome aqui