A programação da campanha de combate à sífilis continua nesta segunda-feira (23) e quarta-feira (25) com ações educativas nas maternidades Ana Braga e Balbina Mestrinho, da Secretaria Estadual de Saúde (Susam).

Equipes da Coordenação Estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais estarão a partir das 16h percorrendo as unidades de saúde, distribuindo preservativos e folders e orientando o público sobre a importância de realizar o teste rápido para o diagnóstico precoce da doença. A ação será realizada em parceria com o Fórum Amazonas de Organização da Sociedade Civil de IST/AIDS/HIV.

Nesta segunda-feira (23), a ação será realizada na maternidade Ana Braga. Na quarta-feira (25), na Balbina Mestrinho. A campanha, organizada pela Coordenação de IST/AIDS e Hepatites Virais, que atua vinculada à Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), tem como tema central, neste ano, “Transmitindo Amor, Eliminando a Sífilis”.

Interior – Além de Manaus, todos os municípios do interior estão realizando atividades de conscientização sobre a importância da prevenção à doença, intensificando a oferta de testes rápidos e, também, distribuindo preservativos e folders informativos. Durante todo o mês devem ser distribuídos em Manaus e nos 61 municípios do interior 1,6 milhão de preservativos e 86 mil folders

A diretora-presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim chama atenção para a importância do uso do preservativo nas relações sexuais e também da realização do teste rápido, nesse caso, pelo menos uma vez ao ano. As mulheres grávidas devem realizar o exame para Sífilis ainda no pré-natal, para evitar que a infecção passe para o bebê. “A Sífilis congênita é uma grande preocupação, porque pode causar aborto, má formação do feto ou morte a o nascer. As crianças são as mais afetadas”, disse ela.

(Visited 94 times, 1 visits today)

Comente esta matéria

Please enter your comment!
Informe seu nome aqui