Com a participação na 23ª reunião do Comitê Orientador do Fundo Amazônia (Cofa), nesta sexta-feira, 20, em Belém, o secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema) e diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Marcelo Dutra, encerrou a agenda de visitas a outros estados com o intuito de fortalecer a gestão ambiental do Estado.

Os compromissos começaram na última quarta-feira, 18, quando Dutra se reuniu com o ministro do Meio Ambiente (MMA), Sarney Filho, em Brasília para apresentar a nova gestão ambiental do Estado e pleitear recursos. A postura, bem como o discurso do gestor da pasta ambiental do Amazonas foram bem avaliados pelo ministro. Logo após o encontro no MMA, Dutra se reuniu com o diretor da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Cesar Mantovani, com o qual estabeleceu a assinatura de um convênio para estruturar o projeto de descentralização institucional do Estado.

“Tivemos ótimos resultados nas reuniões com as instituições parceiras do Amazonas. A cada dia construímos a nova estrutura de Meio Ambiente do Estado, focada no fortalecimento institucional local e na descentralização. Iremos conveniar com a Fundação SOS Mata Atlântica, o que será fundamental para alcançarmos o objetivo de acabar com barreiras e aproximar a gestão ambiental do Estado aos municípios”, destacou.

Marcelo também se reuniu com a presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Suely Araújo, destacando temas estratégicos para fortalecer as ações de comando e controle, por meio da fiscalização aos ilícitos ambientais.

Os eixos inseridos no Projeto de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Conservação da Floresta Tropical no Amazonas (Profloram), executado no Estado, foram discutido por Marcelo, na capital federal, com representantes do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW) no Brasil e GOPA.

Apoio – Dutra também reafirmou a parceria entre os governos do Amazonas e Alemanha, por meio do Projeto de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Conservação da Floresta Tropical no Amazonas (Profloram), no encontro com representantes do Banco Alemão para o Desenvolvimento (KfW). O objetivo do programa executado no Estado é promover o fortalecimento da gestão ambiental e territorial abrangendo 12 municípios das regiões Sul e Sudeste (Boca do Acre, Lábrea, Canutama, Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Apuí, Maués, Boa Vista do Ramos, Barreirinha, Parintins e Nhamundá).

Representatividade – Há poucos meses, o Amazonas ocupava a presidência da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), onde fez importantes contribuições. Marcelo Dutra reafirmou a representatividade e compromisso do Estado com a agenda ambiental na reunião com a secretária executiva da entidade, Magda Helena.

Em visita ao Centro de Monitoramento Ambiental (Cimam) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do Pará, Dutra discutiu com o titular da pasta, Luiz Fernandes Rocha, uma parceria para a implantação do sistema informatizado de outorga de recursos hídricos.

(Visited 79 times, 1 visits today)

Comente esta matéria

Please enter your comment!
Informe seu nome aqui