O FUSCA CLUBE DE MANAUS promove mais uma Exposição em comemoração ao DIA MUNDIAL DO FUSCA,  que será realizada dia 25 de junho no Largo de São Sebastião das 8 as 12h.

Todos estes e muitos outros estarão presentes no local

Estarão no evento aproximadamente 150 carros antigos dos Clubes Antigomobilismo*: Clube do carro antigo do Amazonas, Opala Clube de Manaus, Quadrados AM,  além das motos do Alma Livres.

Fusca 1969 – Motor 1600 – Personalizado “Coca-Cola”

Participe,  prestigie e se emocione com carros que fizeram  parte da história.

História do Fusca

O carro vinha desmontado da Alemanha e não era montado pela Volkswagen, que ainda não havia se instalado no Brasil. A empresa responsável pela montagem era a Brasmotor.

O modelo importado para o Brasil tinha o vidro traseiro dividido em dois.  No ano de 1953* o Fusca deixou de ser montado pela Brasmotor e a Volkswagen assumiu a montagem do carro no Brasil, com peças vindas da Alemanha.

Fusca 1959

O modelo produzido já era o que tinha janela traseira única, oval.  No dia 3 de janeiro de 1959, foi iniciada a produção do Volkswagen Fusca no Brasil, sendo fabricado com peças nacionais em um galpão alugado no bairro do Ipiranga, em São Paulo, mas a falta de fornecedores de peças fez a Volkswagen sofrer para conseguir atingir o grau de nacionalização de 54% previsto em Lei.

Um modelo do Fusca 1959 vem sendo vendido no Brasil por R$ 65.000,00. Veja o link aqui: Vendo Fusca Original 1959.

Fusca 1965 – Teto Solar – “Cornowagen”

Em 1965 foi o lançado o modelo com teto-solar, que ficou conhecido como “Cornowagen”. Logo o acessório foi rejeitado e muitos proprietários, incomodados com o apelido mandaram fechar o teto. Mudou também as lanternas e a luz de placa.

Um modelo do Fusca 1965 vem sendo vendido no Brasil por R$ 45.000,00. Veja o link aqui: Vendo Fusca 1965 com teto solar de fábrica.

Em 1967, o Fusca adotou um motor de 1.300 cc e o vidro traseiro ficou maior e o acionamento da seta foi para a coluna de direção. Nessa época também ocorreu  o fim do sistema elétrico de 6 volts para a chegada do de 12V.

O novo motor 1500 de 52cv chegou em 1970, trazendo também mudanças na tampa do motor, tampa do porta-malas e para-choques.

Fusca 1600-S

O Fusca 1600-S chega em 1975 com carburação dupla e 65 cv, volante de direção esportiva de três raios, rodas aro 14 e painel com marcador de temperatura e relógio.

Em 1984 o motor 1300 deixou de ser produzido. Agora passa a equipá-lo o novo motor 1600, mais moderno, e o carro passa a contar também com freios a disco na dianteira, mais eficientes. A lanterna modelo Fafá passou a ser padrão para todos os modelos.

No ano de 1986 a Volkswagen parou de fabricar o Fusca, alegando que era um modelo muito obsoleto, apesar de ser o segundo carro mais vendido daquela época, atrás apenas do Chevrolet Monza.

Em 1993 a empresa voltou a fabricar o modelo. Foi aprovada, então a Lei do carro popular, que previa isenções e diminuições de impostos para os carros com motor 1.0, e o Fusca e o Chevrolet Chevette L, embora tivessem motores de 1.6l, foram incluídos. O carro vendeu bem, mas longe da meta esperada pela Volkswagen.

Fusca 1996 – Série Ouro

Em 1996, a empresa deixou de produzir novamente o carro, com uma série especial denominada Série Ouro. A partir daí, ele só seria produzido no México. Nesse período, foram produzidos no Brasil cerca de 42.000 exemplares.

Um modelo do Fusca 1996 vem sendo vendido no Brasil com valor sob consulta no o link aqui: Vende Fusca 1996 – Série Ouro – com 1.580Kg rodados.

Curiosidade

Fusca 1953, totalmente original, oferecido por R$ 78.000,00

Um fusca modelo 1953* vem sendo oferecido em São Paulo – Capital Zona Oeste – Higienópolis, pelo valor de R$ 78.000,00. Veja mais fotos no seguinte link: Vende Fusca 1953 original.

Uma réplica pode custa cerca de R$ 30.000,00.

Fusca sendo vendido por cerca de R$ 3 milhões. Veja aqui.

Fusca vendido por R$ 438 mil. O exemplar de 1960, com menos de 25 mil quilômetros, fazia parte da coleção do comediante Jerry Seinfeld. Matéria: Veja aqui.

Antigomobilista*

Você que é aficionado por carros já deve ter escutado o termo “Antigomobilista”, não? Pois é, pelas palavras que compõe a mesma, já podemos ter ideia do que possa significar. Porém, muita gente ainda confunde o antigomobilista com pessoas que compram carros antigos e usados por questões econômicas.

Isto é um equívoco. Na verdade, antigomobilista são pessoas que possuem um carinho especial por determinado carro\marca, onde manter o veículo com suas peças originais é mais importante, para preservar aquele automóvel que um dia fez parte da história impactando uma determinada sociedade em uma determinada época.

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