Por BOSCO SARAIVA*

Considerada um dos males da saúde pública na atualidade a obesidade está entre as doenças que mais tem causado mortes no Brasil, juntamente com a diabetes, a hipertensão e o câncer.

Associada a fatores genéticos e até psicológicos, a maioria dos casos de obesidade tem a ver com a má alimentação, ou seja, o consumo desregrado de alimentos com alto teor calórico e principalmente, em quantidades bem acima dos limites recomendados.

Além de causar danos à saúde física, a obesidade também detona a auto estima pois a pessoa obesa sai dos padrões de beleza estabelecido pela mídia atual e isso faz com que sua qualidade de vida e frequência a lugares de uso comum sejam reduzidos. Manaus, com 56% de sua população adulta acima do peso ideal, infelizmente, figura entre as três capitais brasileiras com mais gordinhos, dividindo o posto com Porto Velho e Fortaleza.

Sem dúvida, isso não é uma boa notícia e requer que redobremos a atenção para o problema pois, segundo pesquisa recente, enquanto outras capitais regrediram no ranking nacional a nossa cidade seguiu em direção ao topo. Em 2012 éramos a sexta capital mais gorda com 52% de pessoas acima do peso e agora já crescemos 4 pontos percentuais. Uma forma simples de iniciarmos o combate a esse mal na nossa Manaus é quebrarmos o sedentarismo com a realização de algumas caminhadas semanais pelas ruas ou pracinhas do nosso bairro e, principalmente, fecharmos a boca para os sanduiches tão apreciados pelos manauaras; além de pegarmos leve com nossas deliciosas frutas, como açaí, bacaba, e pupunha, que nos impulsionam a um consumo demasiado o que acaba nos colocando no nível dos obesos. Combinado?

Deputado Bosco Saraiva
Deputado Bosco Saraiva*
(Visited 20 times, 1 visits today)

Comente esta matéria

Please enter your comment!
Informe seu nome aqui